segunda-feira, 26 de novembro de 2007

"A Família em Rede" _ Valores

Neste 4º capítulo, 4 valores são discutidos: A honestidade e engano, O respeito na aprendizagem, o materialismo que as novas tecnologias representam e o relacionamento com a internet.
Vemos nas novas tecnologias e principalmente na utilização do computador, a capacidade de fornecer um contexto e uma importância ao que estamos a aprender. Esta capacidade contraria o engano levado a cabo por grande parte dos professores do nosso sistema de ensino (e dos sistemas a nível global), que se traduz num ensino das matérias baseado na obrigatoriedade e não nas necessidades dos alunos. Com as tecnologias sabemos porque estamos a aprender e para quê.
Em relação ao respeito pela aprendizagem dos outros, pode dizer-se que é do dever dos professores e pais ajudar as crianças a alargar a sua compreensão do mundo (a internet é um exemplo perfeito), mas por outro lado, deve-se encorajar as crianças a pensarem por si, respeitando-as como seres que pensam e que formulam ideias. Com a internet é possível aceder a uma infinidade de conteúdos, o que permite que a criança obtenha uma grande diversidade de interacções.
A aquisição de um computador pode ser vista (erradamente) como um reflexo de materialismo, ideia que deve ser contrariada. Apesar de encarado como um brinquedo caro e potencialmente perigoso, o dilema que nasce do "compro ou não compro" deve ser posto de parte. O computador tem que ser visto como um recurso de trabalho e com potencial educativo.
O relacionamento na internet é que nem sempre pode ser seguro. Tanto podemos aceder a um site relacionado com investigação e retirar aprendizagens, como a um de contextos duvidosos, e sermos prejudicados por isso. Um pai ou professor que queira evitar e lutar contra isso necessita de criar limites e estabelecer um nível de honestidade, fazendo perceber onde há verdade e onde há perigo.

Nenhum comentário: