domingo, 4 de novembro de 2007

Capítulo 2 Tecnologia

A curiosidade de saber onde nos vão levar no futuro as tecnologias é algo que todos sentimos. Num contexto educacional e até mesmo global, a utilização do computador é criticado por uns e defendido por outros, os ciberutópicos e os cibercríticos, mas a melhor abordagem é analisar os prós e os contras de cada posição e definir como é que as tecnologias podem ser proveitosas para a aprendizagem.
A literacia computacional e a fluência tecnológica são dois conceitos que exprimem o aspecto mais importante que as crianças devem ter sobre tecnologia. A literacia e fluência vêm com a prática e traduzem-se como a capacidade que um utilizador tem de se desembaraçar perante uma situação desconhecida.
Em relação à transparência ou opacidade de uma tecnologia é necessário que se produzam programas que apontem cada vez mais para uma maior transparência, pois aì aposta-se num factor importante para a aprendizagem e desenvolvimento, torna-se mais fácil começar e mantém-se a motivação para continuar a aprender.

Nenhum comentário: