segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Nova relexão de conteúdo do livro

È importante que haja uma flexibilidade e coerência em relação aos diferentes estilos de aprendizagem que possam existir no meio familiar, não degrenindo mas valorizando cada um deles.
Eu penso em concordância com a perspectiva do autor, que a aprendizagem só pode ser melhorada ou valorizada, se for posta em questão, discutida (as suas dificuldades e como as resolvemos, ou não) e não negligenciada e restrita apenas ao seu contexto.
È muito importante que as crianças também observem os adultos a aprender e não apenas o contrário, dado que o exemplo é uma das ferramentas mais eficazes para a educação das crianças.
Eu penso que não é só o educando que aprende quando o educador ensina, mas o contrário também deve acontecer.
Existem vários estilos de trabalho, e ambos devem ser valorizados quer sejam modos planificados ou modos mais exploratórios, ambos articulados ou em separado podem levar á concretização dos objectivos da aprendizagem.
Pode haver atitudes negativas em relação ao computador, porque temos tendência a dizer que não gostamos de uma coisa, porque não a percebemos, ou no caso concreto dos computadores, porque não conhecemos as suas reais possibilidades. O verdadeiro dom do computador é fomentar a escolha e independência de cada indivíduo, podendo ser utilizado de muitas maneiras diferentes para diversos fins. Assim o computador induz tanto á igualdade como á diferença.
Gosto da forma como este autor conta os episódios de aprendizagem familiar, porque não nos leva apenas a perceber o valor computacional, mas o valor pedagógico a nível de enriquecimento de valores de competências e lições de vida.
È importante não julgar as acções dos outros pela evidência, é um dos melhores valores transmitidos até agora através da leitura do livro, dado que se aplica a vários contextos, não só computacional.
Eu penso que nós aprendemos melhor quando nos envolvemos e nos identificamos com o objecto, o que nos ajuda a levar a cabo a aprendizagem pretendida.

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